AMENDOAS: Parecem pequenos ovos que simbolizam a vida. Guloseimas doces e coloridas tradicionalmente oferecidas na Páscoa, simbolizando festa e alegria.
BRANCO: Usam-se as vestes brancas nas celebrações litúrgicas pascais, símbolo de pureza, paz e plenitude. O sacerdote usa paramentos brancos em sinal de festa.
COELHO: É conhecida a sua capacidade para gerar grandes ninhadas. A sua grande fecundidade e fertilidade simbolizam renovação e vida nova.
DOMINGO: Etimologicamente, significa o Dia do Senhor, pois foi o dia da ressurreição de Jesus Cristo. Os cristãos reúnem-se e celebram a sua fé neste dia.
EUCARISTIA: Na quinta-feira santa, celebra-se a instituição da Eucaristia por Jesus. O pão e o vinho consagrados são o próprio corpo e sangue de Cristo.
FOLAR: Tradicionalmente, é o pão da Páscoa. É, também, a oferenda que os padrinhos dão aos seus afilhados e os fiéis ao seu padre.
GIRASSOL: Esta flor está sempre voltada para o sol à procura da sua luz. Representa, também, a procura, por parte do cristão, da luz de Cristo ressuscitado.
HOMEM: A natureza de Jesus Cristo é divina e humana. Pilatos, quando julgou Jesus, apresentou-o ao povo com a expressão “Ecce Homo”, “Eis o Homem”.
INCENSO: O seu aroma perfumado invoca solenidade e festa. Nas celebrações litúrgicas é um sinal de honra e respeito e símbolo de oferenda sacrificial.
JEJUM: É um gesto penitencial que consiste na privação voluntária de comida na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Há, também, a abstinência da carne.
LUZ: Na Vigília Pascal, após momentos de escuridão, faz-se o fogo novo para acender o Círio Pascal que dará luz às velas das igrejas e das pessoas.
MORTE: Na sexta-feira santa celebra-se a morte de Jesus na Cruz. Na celebração litúrgica, escuta-se o relato da paixão e morte de Jesus e venera-se a Cruz.
NOITE: O Concílio de Niceia, em 325 d.c., decidiu que o dia de Páscoa tivesse lugar no 1ºdomingo depois da lua cheia. Várias celebrações pascais acontecem à noite.
OVO: Evoca a ideia de começo de vida. Os ovos coloridos simbolizam a ressurreição e o nascimento para uma vida nova.
PROCISSÃO: Durante a Quaresma e, em especial, na Semana Santa, realizam-se solenes e emocionantes procissões. A Via-Sacra é uma tradição muito popular.
QUARESMA: Período de 40 dias de preparação para a Páscoa. Começa na quarta-feira de Cinzas e prolonga-se até ao Domingo de Ramos. Segue-se a semana santa.
RAMOS: As pessoas receberam Jesus em Jerusalém com ramos de oliveira e palmeira, símbolo de vida e esperança. Os afilhados oferecem ramos aos padrinhos.
SINOS: Os sinos das torres das igrejas e as campainhas do compasso anunciam solenemente a alegria e felicidade pela ressurreição de Jesus.
TRIDUO PASCAL: A Semana Santa termina com o Tríduo Pascal constituído pelas celebrações de quinta-feira santa, sexta-feira santa e Vigília Pascal de sábado santo.
ÚLTIMA CEIA: Na quinta-feira santa, celebra-se a instituição da eucaristia, o dom do sacerdócio e o mandamento do Amor. O ritual do Lava-pés simboliza o serviço.
VISITA PASCAL: Passagem pela casa das pessoas do Compasso, levando-se uma cruz florida e anunciando-se a vitória da vida sobre a morte em Jesus Cristo: Aleluia!
XXI: Vinte e um séculos de cristianismo, fundado na pessoa de Jesus Cristo e no desígnio divino de redenção da humanidade através do mistério pascal.
ZÉNITE: O ponto alto e auge das celebrações do cristianismo é a festa da Páscoa. Os acontecimentos do mistério pascal são o ponto culminante de todo o ano litúrgico.