JESUS DE NAZARÉ
quinta-feira, 19 de maio de 2011
São Bernardino de Sena foi um fecundíssimo pregador, que por sua vez, as suas pregações sempre possuíam o caráter educativo. Embora lhe atribuam o título de pedagogo ele nunca pensou em escrever um tratado sistemático da educação. A preocupação deste expoente sempre este atrelado a um humanismo integral, uma vez que o humanismo como tal influenciou em demasia Bernardino, isto devido a sua abertura cultural.
A pedagogia bernardiniana teve seus alicerces numa sabedoria fundada na educação cristã e franciscana, sendo que a lição pedagógica deixada por Bernardino pode ser sintetizada em três pontos, a saber, “a sua experiência educativa caracteriza-se como humanística, popular e concreta” (1) . São Bernardino de Sena considerava o estudo benéfico e útil para o indivíduo, para sua família, para a cidade e para os seus amigos, sendo que todos os pecados, corrupções e males presentes no mundo são derivados da ignorância.
[Bernardino] não considera a cultura um privilégio de poucos, somente daqueles que regem as cidades ou dos doutores, mas quereria que também os negociantes, os artesãos se aproximassem da ciência, e exorta os senenses a empenharem-se no estudo(2) .
São Bernardino ao dirigir-se aos jovens propõe sete regras de como se deve proceder com os estudos, a saber:
1. A estima: ninguém consegue estudar seriamente, se antes não tem em grande estima o estudo; não chega a adquirir uma cultura, se antes não estima a cultura.
2. A separação: separar-se, ao menos um pouco, senão não se estuda seriamente; os atletas devem abster-se de muitas coisas, o estudante é um pouco atleta.
3. O descanso: a nossa alma é feita como água; quando é movida, fica turva; a mente, portanto, deve repousar e ficar quieta.
4. A ordem: a ordem, o equilíbrio, o justo meio, seja nas coisas do corpo, seja nas do espírito; a via do meio é ótima.
5. A continuação: ou seja, a perseverança, na escola e na vida, não basta desejar, é preciso querer; não basta começar, é necessário continuar.
6. A discrição: quer dizer, fazer o passo segundo a capacidade das pernas; não ganhar um torcicolo pelo esforço de olhar para metas muito altas.
7. A dileção: isto é, tomar gosto pelo próprio trabalho; não se pode estudar longamente, se não se adquire um pouco de gosto pelo estudo (3).
Sendo assim, Bernardino de Sena foi um grande semeador do evangelho, no entanto, não se preocupava em cultivar tais sementes, pois esta é a função de outros.
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