JESUS DE NAZARÉ

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

VISITA PASTORAL à Paróquia da Vila Termal de Caldas de São Jorge.


PROGRAMA DA VISITA PASTORAL
  
DIA 31 - TERÇA-FEIRA
15:00h – Vésperas
15:45h – Visitas a doentes, empresas, instituições
19:00h – Encontro com os movimentos paroquiais, autoridades civis, instituições e associações
19:30h – Eucaristia

DIA 1 - QUARTA-FEIRA
14:30h – Continuação das Visitas
19:30h – Eucaristia
20:30h – Encontro com os grupos paroquiais

DIA 2 - QUINTA-FEIRA
10:30h – Visitas a escolas, Empresas, Instituições
14:30h – Continuação das Visitas
19:30h – Eucaristia
20:30h – Encontro com Crismandos e padrinhos

DIA 3 - SEXTA-FEIRA
14:30h – Visitas aos doentes
19:30h – Eucaristia

 

DIA 4 - SÁBADO
15:00h – Encontro com Catequizandos e famílias
16:30h – Eucaristia com celebração da Santa Unção
18:00h – Visita à sede do Agrupamento de Escuteiros e Porto de Honra na Junta de Freguesia.

DIA 5 - DOMINGO
10:00h – Eucaristia. Celebração sacramento do Crisma
               12:30h – Almoço convívio

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

IV DOMINGO (29-01-2012)


Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar, todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas. Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: «Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus». Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem». O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele. Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: «Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-Lhe!». E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia. (Mc 1,21-28)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A EUTANÁSIA

A Eutanásia: Crime Disfarçado

A palavra “Eutanásia” deriva de duas palavras gregas. O seu significado na Antiguidade era uma morte suave, sem sofrimento. Tem como finalidade evitar aos doentes ou feridos sofrimentos horríveis.
A Eutanásia pode ser Activa (de forma Directa ou Indirecta) e também Passiva.
A eutanásia não é moralmente aceitável, quaisquer que sejam os motivos invocados.
Actualmente o termo Eutanásia tem um sentido diferente: dar a morte por piedade.
 A eutanásia deve entender-se como uma acção, ou uma omissão, cuja intenção é dar a morte para suprimir a dor.
Ninguém deve pedir a eutanásia, autorizá-la, consenti-la ou legalizá-la, pois representa uma violação da lei de Deus e é um crime contra a vida.
De certo, quem pede a eutanásia não é a morte que deseja, mas uma maior ajuda médica e mais calor humano.
A vida é um dom de Deus e a morte é apenas o fim da existência terrena e a passagem para a vida imortal e assim nada deve tentar provocar a morte mais cedo do que de facto deva acontecer.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

12Quando, pois, Jesus ouviu que João fora preso, retirou-se para a Galiléia. 13Deixando a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, à margem do lago, nos confins de Zabulon e Neftali, 14para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: 15A terra de Zabulon e de Neftali, região vizinha ao mar, a terra além do Jordão, a Galiléia dos gentios, 16este povo, que jazia nas trevas, viu resplandecer uma grande luz; e surgiu uma aurora para os que jaziam na região sombria da morte (Is 9,1). 17Desde então, Jesus começou a pregar: Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo. 18Caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 19E disse-lhes: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens. 20Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram. 21Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os, 22e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram. 23Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012


2ºDOMINGO DO TEMPO COMUM (15-01-2012)


Naquele tempo, estava João Baptista com dois dos seus discípulos e, vendo Jesus que passava, disse: «Eis o Cordeiro de Deus». Os dois discípulos ouviram-no dizer aquelas palavras e seguiram Jesus. Entretanto, Jesus voltou-Se; e, ao ver que O seguiam, disse-lhes: «Que procurais?» Eles responderam: «Rabi – que quer dizer ‘Mestre’ – onde moras?» Disse-lhes Jesus: «Vinde ver». Eles foram ver onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Era por volta das quatro horas da tarde. André, irmão de Simão Pedro, foi um dos que ouviram João e seguiram Jesus. Foi procurar primeiro seu irmão Simão e disse-lhe: «Encontrámos o Messias» - que quer dizer ‘Cristo’ –; e levou-o a Jesus. Fitando os olhos nele, Jesus disse-lhe: «Tu és Simão, filho de João. Chamar-te-ás Cefas» – que quer dizer ‘Pedro’. (Jo 1, 35-42)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SOLENIDADE DA EPIFANIA / REIS MAGOS


“Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente.
«Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O».
Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias.
Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo profeta: ‘Tu, Belém, terra de Jusá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’».
Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela.
Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O».
Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino.
Ao ver a estrela, sentiram grande alegria.
Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho”. (Mt 2, 1-12)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

RECEITA PARA UM FELIZ ANO NOVO

- Toma 12 meses completos.
- Limpa-os cuidadosamente de toda a amargura, ódio e inveja.
- Corta cada mês em 29, 30, ou 31 pedaços diferentes, mas não cozinhes todos ao mesmo tempo.
- Prepara um dia de cada vez com os seguintes ingredientes: uma parte de fé; uma parte de Paciência; uma parte de coragem; uma parte de trabalho.
- Junta a cada dia uma parte de esperança, de felicidade e amabilidade.
- Mistura bem, com uma parte de oração, uma parte de meditação e uma parte de entrega.
- Tempera com uma dose de bom espírito, uma pitada de alegria e um pouco de acção, e uma boa medida de humor.
- Coloca tudo num recipiente de amor.
- Cozinha bem, ao fogo de uma alegria radiante.
- Guarnece com um sorriso e serve sem reserva.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

FELIZ ANO NOVO 2012!


DESEJO A TODOS UM ANO NOVO DE 2012
REPLETO DE SURPRESAS BOAS E MUITA FELICIDADE!
QUE TODOS OS VOSSOS PROJETOS E SONHOS SE TORNEM REALIDADE!
TUDO DEPENDE, ESSENCIALMENTE, DE TI!
CORAGEM E NÃO VALE DESISTIR!
UM ABRAÇO AMIGO!