JESUS DE NAZARÉ

sexta-feira, 15 de abril de 2011

'DEUS' NA SABEDORIA POPULAR


PEDAGOGIAS: - Ao menino e ao borracho, põe-lhes Deus a mão por baixo. - Deus dá as nozes mas não as parte. - Deus escreve direito por linhas tortas. - Deus consente, mas nem sempre. - Três, foi a conta que Deus fez. - Deus dá o frio conforme a roupa. - Quando Deus quer, água fria é remédio. - Deus dá a barba a uns e a vergonha a outros. - A cada dia dá Deus a dor e a alegria. - A estrada sinuosa é a mais curta aos olhos de Deus. - Deus castiga sem pau nem pedra.


ESPERANÇA: - Nunca Deus fecha uma porta que não abra outra. - Hora a hora, Deus melhora. - O futuro a Deus pertence. - Deus ajuda a quem se ajuda. - Deus ajuda a quem trabalha, que é o capital que menos falha. - A quem madruga, Deus ajuda. - Dá Deus nozes a quem não tem dentes. - A quem Deus não deu filhos, deu o Diabo sobrinhos. - Ao que nada tem Deus mantém. - Para amanhã, Deus dará. - Tudo ao molho e fé em Deus.


SOBRE OS OUTROS: - Deus me defenda do amigo, que do inimigo me defendo eu. - Deus me livre de maus vizinhos ao pé da porta. - Deus nos livre de quem mal nos quer e bem nos fala. - Deus criou a floresta, depois veio o Homem e atrás ficou o deserto. - Só Deus sabe o que vai na cabeça dos outros. - Voz do Povo, voz de Deus. - Deus os fez, Deus os juntou. - Quem dá aos pobres, empresta a Deus. - Segredo de dois, segredo de Deus; segredo de três, o Diabo o fez. - A quem Deus bem quer dá-lhe a fartura e não a mulher. - De boi manso me guarde Deus, que de bravo eu me guardarei. - Mulher barbuda, Deus nos acuda.


ORAÇÃO: - A quem não fala, Deus não ouve. - Cada um sabe de si e Deus de todos. - Graças a Deus muitas, graças com Deus poucas. - O que se há-de pedir aos santos, peça-se a Deus. - Errar é próprio do homem, perdoar é próprio de Deus. - Se Deus não perdoasse a ladrão, Ele ficaria sozinho no Céu. - Não se pode agradar a Deus e ao Diabo ao mesmo tempo. - O homem põe e Deus dispõe. - A comprar cavalo e a escolher fecha os olhos e encomenda-te a Deus. - Santo, só Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário